quarta-feira, 21 de março de 2007


No dia 21 de Março de 1960, ocorreu na cidade de Sharpeville, na província de Gauteng, na África do Sul, um protesto, realizado pelo Congresso Pan-Africano (PAC). O protesto pregava contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem um cartão, no qual estava escrito a onde eles podiam e deviam ir.


Cerca de cinco mil manifestantes reuniram-se em Sharpeville, uma cidade negra nos arredores de Johannesburg, e marcharam calmamente, num protesto pacífico. A polícia sul-africana conteve o protesto com rajadas de metralhadora. Morreram 69 negros, e cerca de 180 ficaram feridos.

Após esse dia, a opinião pública mundial focou sua atenção pela primeira vez na questão do Apartheid, e aos horrores que estavam sendo realizados na África do Sul, no dia 21 de Novembro de 1969, a ONU implementou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que passou a ser comemorado todo dia 21 de Março, a partir do ano seguinte.

Desde o principio dos tempos negros tem sido tratados pela sociedade como seres inferiores. Tratados como se não merecem o mesmo respeito, atenção e dignidade de todos os outros seres humanos. É uma doença, que passa de pai pra filho. é também uma doença contagiaosa, que contamina os mais fracos da cabeça.
Eu não sei o que é sentir ódio de alguém, ou asco ou qq coisa do tipo só por causa da sua cor.
Não fui educada dessa maneira. E não me deixei contaminar.
Para mim não importa a porcentagem de melanina no corpo de alguém.
Para mim importa a porcentagem de amor, de bondade, de solidariedade, de sorrisos, de dignidade, de paixão, de vontande de viver, de alegria, de respeito, de alma....

Eu estou plantando a minha sementinha, falando sobre isso... e mostrando pro meu filho os caminhos da igualdade, do respeito ao próximo, do amor...

Sinceramente, eu na minha humildade, não sei o que fazer para que isso acabe. mesmo pq como eu disse considero como uma doença. que vc dificilmente tira das pessoas que as tem.

Mas sei sim o que fazer com quem deixa que esse ódio domine suas atitudes:

Punir.
Quem grita, quem xinga, quem faz piada, quem briga, quem debocha, quem ofende, quem maltrata, quem humilha, quem bate, quem mata, quem desrespeita.
Punir.


Porque é aí que essa doença é disseminada.


Um dia pra pensar, pra falar, discutir e formar opnião.

Racismo é crime, e mais que isso: é falta de caráter!

Marcadores: , ,

 
posted by KK Camilla at 13:17 |


8 Comments:


At 21 de março de 2007 às 16:30, Anonymous Anônimo

KK, você está certa quando diz que pouco importa a melanina e sim o percentual de caráter de alguém. Esta é a pura verdade. O primeiro passo estamos dando juntos, batalhando firme para difundir a idéia de extirpar qualquer tipo de discriminação da face da Terra. É pouco? Pode ser, mas é a nossa parte como blogueiros. Parabéns pelo seu post de hoje. Abraços, Mário.

 

At 21 de março de 2007 às 16:44, Blogger Saramar

Querida KK, que prazer conhecer seu blog.
De tudo o que li aqui, devo lhe dizer que você está fazendo muito bem a sua parte ao ensinar ao seu filho sobre o respeito por todas as pessoas.
Eu creio também que o preconceito é uma doença incurável, por isso, temos que investir em nossas crianças, educando-as para o amor e a fraternidade.

beijos

 

At 21 de março de 2007 às 17:07, Anonymous Anônimo

Olá, vim pela blogagem coletiva. Educar os filhos com respeito aos outros é o maior investimento dos pais. Independente das políticas públicas e da escola, temos que assumir a maior (e melhor) parcela de responsabilidade.

 

At 21 de março de 2007 às 17:38, Anonymous Anônimo

Concordo com c amiga, temos que fazer iclusão logo cedo.Ensinando que ninguém é melhor, pior, diferente...mas cada um traz sua identidade.Aqui em casa tb sou mto rígida com esse assunto.Com a Sarah e com a Duda pq o Lipe não entende, mas graças a Deus elas me surpreende com esse assunto.A educação começa de cedo, começa de berço...
Parabéns pela ótima mãe, amiga e mulher que é!!!Meu afilhado está em ótimas mãos.Cheguei agora..me ligaram , eu estaa na escola e fui buscar Duda co febre!
Bjão miga..te amo
Parabéns pela postagem no maternity.

 

At 21 de março de 2007 às 17:54, Blogger Lulu on the sky

Tb sou participante da blogagem coletiva do Lino e achei um tema excelente de ser abordado, as pessoas tem q aprender enxergar além da cor que está na pele.
Tenho orgulho de ter amigos negros. Valem muito mais q do que alguns brancos q eu conheço.
Big Beijos

 

At 22 de março de 2007 às 11:59, Anonymous Anônimo

OI amiga.Está tudo bem com vc?Bjos...

 

At 22 de março de 2007 às 18:05, Anonymous Anônimo

KK:
Se todos nos plantarmos uma semente e fizermos a nossa parte o mundo será mais justo e quem dele se aproveitará serão nossos filhos.
Obrigado pela sua participação.

 

At 22 de março de 2007 às 19:18, Blogger Sam

Oi, KK
Vim pela blogagem e gostei muito do q li. Cor da pele não determina o caráter de uma pessoa.
É necessário começar a mudança pelas crianças...mas como impedir q seus pais preconceituosos plantem nela o q tentamos tirar?
Difícil isso, né? Mas um dia isso deixará de ser utopia.
Beijão
Ahhh...adorei a imagem do template ;)