No dia 21 de Março de 1960, ocorreu na cidade de Sharpeville, na província de Gauteng, na África do Sul, um protesto, realizado pelo Congresso Pan-Africano (PAC). O protesto pregava contra a Lei do Passe, que obrigava os negros da África do Sul a usarem um cartão, no qual estava escrito a onde eles podiam e deviam ir.
Cerca de cinco mil manifestantes reuniram-se em Sharpeville, uma cidade negra nos arredores de Johannesburg, e marcharam calmamente, num protesto pacífico. A polícia sul-africana conteve o protesto com rajadas de metralhadora. Morreram 69 negros, e cerca de 180 ficaram feridos.
Após esse dia, a opinião pública mundial focou sua atenção pela primeira vez na questão do Apartheid, e aos horrores que estavam sendo realizados na África do Sul, no dia 21 de Novembro de 1969, a ONU implementou o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, que passou a ser comemorado todo dia 21 de Março, a partir do ano seguinte.
Desde o principio dos tempos negros tem sido tratados pela sociedade como seres inferiores. Tratados como se não merecem o mesmo respeito, atenção e dignidade de todos os outros seres humanos. É uma doença, que passa de pai pra filho. é também uma doença contagiaosa, que contamina os mais fracos da cabeça.
Eu não sei o que é sentir ódio de alguém, ou asco ou qq coisa do tipo só por causa da sua cor.
Não fui educada dessa maneira. E não me deixei contaminar.
Para mim não importa a porcentagem de melanina no corpo de alguém.
Para mim importa a porcentagem de amor, de bondade, de solidariedade, de sorrisos, de dignidade, de paixão, de vontande de viver, de alegria, de respeito, de alma....
Eu estou plantando a minha sementinha, falando sobre isso... e mostrando pro meu filho os caminhos da igualdade, do respeito ao próximo, do amor...
Sinceramente, eu na minha humildade, não sei o que fazer para que isso acabe. mesmo pq como eu disse considero como uma doença. que vc dificilmente tira das pessoas que as tem.
Mas sei sim o que fazer com quem deixa que esse ódio domine suas atitudes:
Punir.
Quem grita, quem xinga, quem faz piada, quem briga, quem debocha, quem ofende, quem maltrata, quem humilha, quem bate, quem mata, quem desrespeita.
Punir.
Porque é aí que essa doença é disseminada.
Um dia pra pensar, pra falar, discutir e formar opnião.
Racismo é crime, e mais que isso: é falta de caráter!
Marcadores: Desabafo, Dia-a-dia, Filosofia Barata